Dermatologia Veterinária

Trabalhamos com gatos, cães e animais exóticos!

Quais são as doenças de pele que podem afectar o meu animal?

Existem variadíssimas doenças que podem afectar a pele entre os quais problemas infecciosos (sarnas, bactérias, fungos, leishmaniose), alérgicos (alergia à saliva da pulga, a componentes alimentares ou ambientais); doenças autoimunes (quando as células de defesa reagem anormalmente contra células normais do organismo), tumores, entre outros.

Que zonas do corpo podem estar afetadas?

As doenças cutâneas podem manifestar-se no pelo e pele mas também nos ouvidos, unhas, almofadinhas plantares e transições muco-cutâneas (como dos lábios para a face ou dos olhos para as pálpebras).

Esteja atento a:

• Queda de pelo (uniforme por todo o corpo ou limitada a algumas zonas)
  • Seborreia (caspa)
  • Lamber patas com alguma intensidade
  • Comichão (focinho, patas, virilhas, dorso, anús)
  • Eritema (pele avermelhada), pele escura ou espessada
  • Borbulhas
  • Feridas
  • Orelhas vermelhas, abanar a cabeça insistentemente, dor localizada no(s) ouvido(s).

As doenças de pele podem ser contagiosas para os humanos?

Alguns tipos de sarnas e fungos podem ser contagiosos para o ser humano pelo que um diagnóstico atempado pode ser decisivo para que mais ninguém na família fique afectado. Por este motivo, pode-lhe ser pedido para limitar o espaço do seu animal ou que faça limpezas com produtos específicos para ajudar a controlar o problema.

As doenças de pele têm cura?

Nem todas as doenças de pele dos cães e gato têm cura e algumas, como as alergias ou doenças autoimunes, podem exigir um controlo durante toda a vida do animal. Os mesmos podem ter fases sem sintomas alternadas com exacerbação dos mesmos.

Aquando do diagnóstico e tratamento inicial deve ser idealizado um plano de visitas regulares à clínica veterinária para que possa ser feito o acompanhamento necessário. Para tal, é importante que estabeleça com o seu veterinário uma forte relação de confiança.

Consultas de Dermatologia

“Os problemas de pele são dos principais motivos de consulta no veterinário, quer no cão quer no gato.

Como médica veterinária, posso dizer que esta é a área que mais gosto e por isso investi muito em formação especializada neste campo.

O que torna a dermatologia difícil é o facto de muitas doenças terem lesões de pele semelhantes, pelo que é preciso excluirmos muitos problemas antes de chegarmos a um diagnóstico definitivo. Por outro lado, como na maioria dos problemas demora algum tempo até vermos resultados no tratamento, temos de estar certos do diagnóstico que realizámos.”

O seu animal tem problemas de pele? Ligue-nos e marque já uma consulta de dermatologia.

Maria Teresa Duarte
Médica Veterinária Xiravet

Contacte-nos

Esclareça as duas dúvidas e fale connosco!

Clínica Veterinária Vila Franca de Xira

Rua Reynaldo dos Santos 3